O que é depressão?


29 de Maio de 2023




A depressão ocorre mais frequentemente em mulheres do que em homens e há algumas diferenças na maneira como o humor deprimido se manifesta:

  • Nos homens, manifesta-se muitas vezes como cansaço, irritabilidade e raiva. Há a presença de comportamento mais imprudente com possível abuso de drogas e álcool. Os homens tendem a ter mais dificuldade para reconhecer que estão deprimidos e costumam demorar mais para aceitar ajuda. Nas mulheres, a depressão tende a se manifestar como tristeza, inutilidade e culpa;
  • Em crianças mais novas, a depressão é mais provável de se manifestar como recusa escolar, ansiedade quando separada dos pais e preocupação com a morte dos pais e dificuldade em acompanhar o desenvolvimento pedagógico;
  • Adolescentes deprimidos tendem a ser irritáveis, mal-humorados e ter problemas na escola. Podem ocorrer episódios de ansiedade, abuso de drogas e comportamento imprudente;
  • Em adultos mais velhos, a depressão pode se manifestar de forma mais sutil pela dificuldade do idoso em reconhecer e aceitar ajuda.


Tipos de depressão
A forma mais comumente diagnosticada de depressão é o Transtorno Depressivo Maior (TDM). A depressão maior é caracterizada por um sentimento avassalador de tristeza ou uma perda de interesse e prazer nas atividades mais usuais. Os outros sintomas que estão associados com a depressão maior incluem:
  • Diminuição ou aumento do apetite,
  • Insônia ou hipersonia,
  • Agitação ou retardo psicomotor,
  • Fadiga constante,
  • Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva,
  • Pensamentos recorrentes de morte e ideação suicida com ou sem planejamento,
  • Dificuldades cognitivas como diminuição da capacidade de pensar, concentrar-se e tomar decisões.

Outro tipo de depressão é chamado de transtorno depressivo persistente. A característica essencial deste transtorno de humor caracteriza-se pela presença de sintomas diagnósticos que incluem falta de apetite ou comer demais, insônia ou hipersonia, baixa energia ou fadiga, baixa autoestima, baixa concentração, dificuldade para tomar decisões ou sentimentos de desesperança.

O transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) é outra manifestação da depressão, que é uma extensão grave e às vezes incapacitante da síndrome pré-menstrual (TPM). Tanto no TDPM quanto na TPM, os sintomas geralmente começam de sete a 10 dias antes do início do período menstrual e continuam nos primeiros dias do período. O TDPM é caracterizado por sintomas emocionais e comportamentais mais graves, como tristeza ou desesperança, ansiedade, irritabilidade e raiva.


Depressão e ansiedade: não é a mesma coisa
Depressão e transtornos de ansiedade são diferentes, mas as pessoas com depressão geralmente experimentam sintomas semelhantes aos de um transtorno de ansiedade. Muitas pessoas que desenvolvem depressão têm um histórico de um transtorno de ansiedade, ainda que não haja evidência de que um transtorno cause o outro.

Caso você tenha se identificado com algum desses sintomas, procure avaliação médica e ajuda psicológica!













© 2022 Jessica Porto
Sobre     Terapias     Contato     |     Agendamento via Whatsapp